BALANÇO
BALANÇO 2017/ 2018
É com muita gratidão que encerramos o projeto XEPA com o coração transbordando alegria. Com objetivo de refletir sobre o desperdício alimentar, o projeto “Da Xepa ao Banquete Final, Som e Cozinha Experimental” trouxe um novo olhar para a população Joseense sobre o ato de comer e seus hábitos alimentares. Realizado por um coletivo de artistas e com incentivo do FMC – Fundo Municipal de Cultura o projeto tem percorrido feiras livres da cidade, levando música e performances culinárias que falam sobre o descarte de alimentos fora do padrão estético.
Entre junho de 2017 a junho de 2018 o projeto circulou em espaços públicos de São José dos Campos e teve como o tema o desperdício alimentar. Ao todo, foram coletados mais de 200 kg de alimentos e servidos mais de 500 pratos num banquete oferecido ao público, ou seja, com alimentos que, por não estarem no padrão visual para consumo seriam jogados no lixo! Isso mesmo, comida virando lixo.
Sabemos que os números do desperdício são alarmantes, cerca de 41 mil toneladas de alimentos são jogados fora todos os anos no Brasil, resultando em 3,4 milhões de brasileiros em situação de risco alimentar, motivo pelo qual projetos como o “Xepa” são imprescindíveis.
NOSSA MISSÃO NÃO PARA
Com intuito de chamar atenção para o desperdício de alimentos fora do padrão estético descartados em feiras, supermercados e lares brasileiros, o projeto “Da Xepa ao Banquete Final – Som e Cozinha Experimental”, lança o “Caderno de Receitas e as Escolhas do Percurso” de Viviani Leite, e o documentário "Da Xepa ao Banquete Final" de Luisa Bagope.
O livro traz as receitas feitas durante as apresentações, já o documentário apresenta um olhar de formas sustentáveis de consumo. Ambos nos revelam dados e ações sobre o combate ao desperdício alimentar. O livro e o documentário terão àudio-descrição para cegos e pessoas com baixa visão, e tradução em libras para deficientes auditivos.
Agradecemos imensamente nossos parceiros: Projeto Banco de Alimentos, Prefeitura de São José dos Campos, Fundo Social de Solidariedade, Assentamento Nova Esperança (MST) e Centro Ambiental Edoardo Bonetti.
Que em possamos promover novos encontros e refletir sobre o hábito de se alimentar e partilhar. Em janeiro haverá novas apresentações, continue nos acompanhando pelas redes sociais e participe conosco!